Sobre o Ceratocone
Não deixe que este mal distorça a sua visão
A córnea é a parte transparente do olho, que permite a entrada de luz para que as imagens possam ser formadas e vistas pelo indivíduo. Quando ela apresenta alguma anomalia, ocorre a distorção da luz e, com isso, o embaçamento da visão. Chamamos de Ceratocone quando a anomalia que afeta a córnea a deixa mais fina, menos resistente e com aspecto cônico, culminando numa deformidade das imagens. Em estágios avançados, há uma enorme dificuldade em enxergar, o que prejudica a qualidade de vida.
Em alguns casos, esta anomalia chega a ser observada a olho nu, pois a córnea fica com um formato pontiagudo, devido à presença de um acentuado afinamento central. No início, o Ceratocone pode ser confundido com um grau elevado de astigmatismo, por isso, há a necessidade de se procurar um oftalmologista especializado. Por meio de uma tomografia corneana, onde se terá a imagem precisa do formato da córnea e sua espessura, o médico irá detectar o real problema e encaminhar para o tratamento adequado a cada caso.
Exemplos de visão normal e com Ceratocone
Clique e arraste o círculo no centro da foto para a direita ou para a esquerda e veja o exemplo de visão normal e com Ceratocone. Clique aqui e veja qual a sua posição na fila de transplante de córnea
Exemplos de córnea normal e com Ceratocone
Córnea com Ceratocone: deformidade progressiva da córnea, que assume o formato de cone a partir do afinamento e encurvamento do tecido ocular.
Clique e
veja os sintomas