Banco de Olhos e Indicações de Transplante
Bancos de Olhos Estaduais.
Toda Córnea doada vem dos Bancos de Olhos espalhados por todo estado de São Paulo. A fila para o seu recebimento é organizada pelo Sistema Estadual de Transplantes, sendo única, portanto são inscritos pacientes particulares, conveniados e do Sistema Único de Saúde - SUS.
O HOA, por ser um hospital credenciado pelo Ministério da Saúde, acessa a fila de inscrição do estado de São Paulo e cadastra seus pacientes. O tempo de espera leva em média de 60 a 120 dias e receberão até 05 ofertas de Córnea para cada paciente a ser transplantado.
A segunda principal causa é a Ceratopatia Bolhosa do Pseudofácico ou a Ceratopatia Bolhosa por Distrofia Endotelial de Fuchs, doenças que podem atingir pessoas mais idosas e levam ao inchaço na córnea por perda das células Endoteliais (Córnea Guttata).
Indicações para Transplante de Córnea.
As duas principais causas cirúrgicas são o Ceratocone, doença que atinge jovens e leva ao transplante devido a um aumento acentuado da curvatura corneana.A segunda principal causa é a Ceratopatia Bolhosa do Pseudofácico ou a Ceratopatia Bolhosa por Distrofia Endotelial de Fuchs, doenças que podem atingir pessoas mais idosas e levam ao inchaço na córnea por perda das células Endoteliais (Córnea Guttata).
Importante.
O transplante de Córnea só pode ser feito por médicos especializados e devidamente credenciados no Ministério da Saúde e nos principais órgãos de medicina e Oftalmologia.Exemplo de Endotélio com Córnea Guttata.
Clique e arraste o círculo no centro da foto para a direita ou para a esquerda e veja o exemplo de Endotélio normal e com Distrofia de Fuchs (Córnea Guttata). Clique aqui e veja qual a sua posição na fila de transplante de córnea